Cachoeira, um banho que cura!

Que um bom banho de cachoeira faz bem para alma todos nós já sabemos, ele nos energiza e traz uma sensação de leveza inexplicável. Mas os benefícios deste banho vai muito mais além, o banho de cachoeira faz bem à saúde. É uma cura para o corpo e para a mente.

A água fria tem ação benéfica nos cabelos, pele, melhora a circulação, alivia a depressão  e aumenta a imunidade. Veja o que ele pode te proporcionar além da sensação de prazer.

Aumento da sua energia

Ao entrar na água fria a respiração fica mais difícil e a sensação é que nos primeiros segundos a respiração chega a ser dolorosa, obrigando-nos a uma respiração mais profunda. Isto provoca um aumento de oxigênio na corrente sanguínea, melhorando a frequência cardíaca. Essa ação irá promover um impulso de energia que pode durar por horas após o banho de cachoeira.

Promove a perda de gordura

Por esta você não esperava… o banho de cachoeira pode ajudar a acelerar a perda de gordura. Existem dois tipos de gordura em nosso corpo: a gordura branca e a gordura marrom. A gordura branca não é boa, é aquela que se instala geralmente na barriga. Já a gordura marrom é uma gordura boa, que funciona como geradora de energia, mantendo o corpo aquecido. Quando entramos em contato com a água fria de uma cachoeira, por exemplo, este choque acaba ativando nossa gordura marrom. Essa ação promove imediatamente uma grande perda de gordura branca, que muitas vezes é difícil de eliminar.

33032523_10216509623122207_6742060724333314048_n

 

Pele e cabelo

O banho de cachoeira oferece tratamento bom e natural para sua pele e seus cabelos, a água gelada tira a oleosidade dos cabelos e oferece à pele uma hidratação, apertando os poros e as cutículas, evitando que eles fiquem entupidos.

Acalma o estresse e a depressão

O choque da água fria pode acalmar o estresse e aliviar os sintomas de depressão devido ao impacto intenso de receptores de frio na pele. Esses receptores enviam uma enorme quantidade de impulsos elétricos a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro o que produz um efeito antidepressivo e melhora o humor.

Inclusive, há pesquisas que já concluíram que banhos frios podem estimular a área do cérebro que libera a noradrenalina. Este é um hormônio altamente eficaz no combate à depressão e alívio do estresse.

Melhora a circulação e a imunidade

O banho de cachoeira possui uma forte ação vasodilatadora, que estimula positivamente os nossos sistemas neurais e respiratórios. Dessa forma, auxilia também o sistema cardiovascular. O choque da água da cachoeira em contato com o corpo aumenta nossa circulação sanguínea, levando as artérias a bombear sangue de forma mais eficiente. Essa ação irá aumentar a saúde geral do coração. Além disso, o sistema imunológico fica mais resistente a doenças.

E agora? Já vai programar o seu próximo banho de cachoeira?

Inté!

Lu Pimenta

Fontes:
http://gshow.globo.com/TV-Sergipe/Combinado/Extras-Combinado/noticia/2017/01/banho-de-cachoeira-para-renovar-energias.html
http://drervas.com/banho-de-cachoeira/
Vídeo: @camila.avelino.3 – Instagram

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s